Muitos leitores naturalmente imaginam que nosso colega dos sábados Reinaldo Paes Barreto é apenas um apreciador e conhecedor de vinhos. Ele o é, mas é mais do que isso. Reinaldo alternou a mamadeira com o vinho, pois é filho de diplomata, tendo sido criado em embaixadas e países de boa mesa. E, claro, bom vinho. Assim, chegou a ser esta referência e à presidência de honra da Confraria da Boa Mesa, a entidade gastronômica de maior prestígio no Brasil.
Mas Reinaldo é, sobretudo, um homem de ideias, tendo como ponto de partida sua cultura e sua experiência. São muitos os projetos relevantes no Brasil que contaram com sua participação, na cultura, no turismo na gastronomia.
Apaixonado por Petrópolis, creio que até por certas simpatias monárquicas, teve uma ideia que pode, se vingar, como deveria, dar novas vida e imagem para a Cidade Imperial.
Convencido como muitos de que a cidade tem vocação para eventos sofisticados, com bom gosto, bom paladar, boa apresentação, Reinaldo acha que a Petrópolis poderia começar a gerar um calendário de alto nível para a música erudita, a começar pelo piano. O sucesso das tardes de domingo no Soberano de Itaipava mostra que existe um público local, mas que poderia e deveria ser expandido para o Brasil e o mundo.
Quintandinha, Palácio de Cristal, Catedral e Museu Imperial poderiam receber programações de música erudita espalhadas pelo ano ou concentradas numa quinzena de agosto ou setembro, meses de baixa estação. Poderia ainda ter a expertise do Música no Museu, com grandes pianistas, inclusive uma noite de amadores, já que temos alguns com casa no município. E violino, órgão e harpa incluídos.
O prefeito, querendo e buscando o apoio do governador Cláudio Castro, que é outro apaixonado pela cidade, e de algumas empresas locais – uma aérea, por exemplo –, poderia formar o grupo a financiar o evento, que animaria a hotelaria, restauração e comércio local nestes 15 dias de música.
Não faltam exemplos pelo mundo de cidades que vivem de uma boa presença musical. Fica a ideia e aqui a indiscrição de contar o que soube ter dito Reinaldo em recente evento social em Carangola, em que o anfitrião possui a maior coleção de gravações de música clássica do Brasil.
Publicado em: Diário de Petropolis 04/12/22