Fui pesquisar na Internet sobre Sergio Saraceni, impressionado que estava com a fantástica contribuição do Soberano, de Itaipava, para incluir Petrópolis como centro estadual de música de qualidade, e encantado com sua simpatia, além dos amigos em comum que fomos descobrindo.
Foi com alegria que descobri, a esta altura da vida e neste momento tão pobre de pessoas relevantes, não estar apenas diante de um empresário da noite, mas sim de um mecenas cultural, de um artista de sensibilidade, de uma carreira extraordinária, e, diria, turbinada pela discrição, marca dos nobres e grandes personalidades.
Renovo minha alegria de ser colaborador há mais de 30 anos deste querido Diário de Petrópolis, podendo escrever estas linhas de admiração por um petropolitano recente, mas já notável, idealista, generoso, competente e digno de admiração.
Uma olhada nos seus dados biográficos que estão na Internet mostra uma carreira longeva marcada pelo sucesso e pelas boas ligações. Uma contribuição robusta a nossa música, sendo ele mesmo músico, compositor, arranjador e manejando bem instrumentos musicais. Boa referência é que aprendeu piano com seu colega de Santo Inácio, Manoel Corrêa do Lago, pianista maior de sua geração e igualmente impecável na elegância com que lida com sua presença expressiva na nossa música, inclusive como autor e com DNA de alto nível do pai embaixador, Antônio Corrêa do Lago e do avô materno, o estadista Oswaldo Aranha. Foi ainda relacionado e influenciado por Tom Jobim, Radamés Gnattali e pelo tio Paulo Cezar Saraceni, que o ajudaram a ser o roteirista e produtor musical inovador na televisão e no cinema.
A esta altura, mesmo que em pouco tempo, já faz por merecer homenagens da Câmara Municipal e da Prefeitura de Petrópolis. Nesta semana, Sergio completa 70 anos, morando com sua mulher, Raquel, na Cidade Imperial. Ana Jobin , viuva do Mestre,com casa na região, declarou ao Diario de Petropolis “ o SOBERANO é espetacular. Fiquei encantada com o lugar. Admiro o Sergio” “. Nosso companheiro Celio Thomaz , referencia da melhor sociedade da cidade, tem emprestado seu apoio a esta iniciativa .
Sergio Saraceni é a prova de que um bom cidadão, uma personalidade brilhante, pode mudar a vida de uma comunidade. Na minha já longa caminhada pela vida, pelos livros e pela história, estou convencido que a iniciativa do Soberano, com programação de nível internacional, inclusive com atrações como as de jazz recentemente, vai acrescentar muito à animação de Itaipava, que pede mesmo movimento na hotelaria, restauração e comércio fora da alta temporada e dos feriados e algo que tire de casa os novos moradores.. Certamente surgirão pacotes de finais de semana incluindo presença neste centro de música e arte de referência.
O único empecilho a criar uma vida noturna de qualidade em Itaipava é a falta de planejamento para eventos populares no Parque Municipal, que congestiona o trânsito, afastando o publico de maior poder aquisitvo.
Petrópolis pede ao Senhor muitos anos e continuado sucesso ao aniversariante da semana Sergio Saraceni, para alegria não só dos amigos e admiradores, mas de toda comunidade.
O Soberano comprova ainda a qualidade da mão de obra da região, nas impecáveis recepcionistas e garçons. E, por último, mas não menos importante, sugiro o excelente Negroni, em seu bar.
Publicado em: Diário de Petropolis 30/10/22