As antigas famílias mineiras ficaram conhecidas como TFM (tradicional família mineira), como as paulistas, de quatrocentonas. Com o tempo, as novas gerações perderam um pouco destas lembranças ancestrais, o que enfraquece o culto às boas referências positivas de filhos da terra. São exemplos de prestação de serviços relevantes para o país, seu povo e sua história.
A melhor tradição mineira está espalhada pelos municípios, origem das famílias que desde o Império vêm construindo a história de Minas, quando não do próprio Brasil.
Em Oliveira, por exemplo, vale recordar seus notáveis de reconhecimento nacional como o cientista Carlos Chagas e o engenheiro, ministro de Estado, professor da UFMG, deputado e senador Eliseu Resende. Outro político de presença nacional foi o deputado Paulo Pinheiro Chagas. Antes, Waldemar Fernal, que foi prefeito da cidade, farmacêutico e jornalista. Oliveira teve um jornal de prestígio em O Conservador, dirigido por Waldemar.
Os Fernal têm uma história rica desde Oliveira a capital, Poços de Caldas. Petrônio foi relevante em Poços, mas foi para o Paraná, onde foi deputado federal pelo PTB. Marcou o Congresso na legislatura iniciada em 1959, e teve mais de um mandato.
Os Fernal, por meio de Waldemar ligaram-se a família de um dos grandes heróis de Minas Gerais, muito pouco conhecido do grande público: Cícero Ferreira e Sousa. Ele foi o primeiro médico de BH, fundador da Santa Casa e de seus clubes mais tradicionais, o Minas Tênis e o Automóvel Clube. Empreendedor do Grande Hotel – onde hoje é o edifício Maletta, seu sócio no empreendimento – e foi anfitrião de Oswaldo Cruz, de quem obteve a criação do braço mineiro de Manguinhos-Fiocruz hoje. Cícero Ferreira teve dois filhos médicos como ele, neto e agora bisneto.
Esta história vem sendo regatada por Rubio Fernal Ferreira e Sousa, neto de Waldemar e bisneto de Cícero, cultor que é da memória de seus maiores, incluindo a tia Hilda Fernal Cascão, autora de belo livro sobre o pai.
Rubio, com este DNA e que é fazendeiro em Carmo da Mata, vizinha de Oliveira, criou o mais importante museu de automóveis antigos do Brasil, com 170 veículos desde o início do século passado, que incluiu a cidade no roteiro do turismo dos aficionados por esse transporte. Rubio, no café, na pecuária e na criação de cavalos, foi importante executivo, radicado em Brasília e mantém a chama desta linhagem.
O melhor da tradição mineira não está apenas nas referências políticas ou literatura mas também nas profissões liberais e no empresariado. Há semanas, aniversariou o comandante José Afonso Assumpção, na casa dos noventa, criador desta referência no mercado da aviação, que é a Lider é outro exemplo de personalidade. Os bancos da Lavoura, Nacional, BMG, Mercantil, Mineiro do Oeste, Moreira Sales foram os mais importantes dos anos sessenta aos noventa no Brasil.
Publicado em: Jornal Hoje em Dia 02/05/23