Está demorando muito uma decisão no sentido de se construir na Barra da Tijuca uma rodoviária que elimine o transtorno, em todos os sentidos, de o cidadão fazer uma outra viagem dispendiosa para chegar ao Terminal Novo Rio. Poderia, inclusive, ser a mesma operadora, o que facilitaria e agilizaria a operação das empresas.
Ligações óbvias, como Região Serrana, litoral sul, Região dos Lagos, Macaé, Juiz de Fora, e São Paulo poderiam garantir melhoria de qualidade de vida àquela imensa população. Basta se verificar o preço de uma corrida de táxi entre a Barra e a Novo Rio e o tempo gasto. A saída poderia ser pela Transolímpica e depois pelo Arco Metropolitano.
Os ônibus provenientes de São Paulo costumam fazer uma parada ou mais na Baixada para atender passageiros. Uma parada fixa, iluminada, com transporte público próximo, daria segurança ao passageiro e ao próprio ônibus.
Muitas coisas podem ser feitas sem investimento público e que resultariam em benefício para a população.
No momento que a Prefeitura está construindo um novo terminal, já que o Novo Rio está no seu limite, agregar um minirrodoviária na Barra poderia ser uma boa. Aliás, o prefeito Eduardo Paes começou sua vida pública como administrador regional da Barra, onde costuma ser bem votado.
O Rio, para atrair novas empresas, tem de facilitar a vida do morador. o preço das passagens, o transporte rodoviário ganha relevo diante dos preços cobrados na ponte aérea com São Paulo .. No mais, seria uma contribuição modesta, mas positiva sempre, descongestionar as linhas amarela e vermelha, saturadas praticamente o dia inteiro.
A ligação aérea com São Paulo, a partir da Barra ,uma boa iniciativa, pediria um equipamento melhor para se consolidar, deixando os monomotores para destinos como Angra e Resende .
Um tema a ser examinado pelos entes envolvidos, inclusive a comunidade que vive e trabalha na Barra, a começar pela rede hoteleira.
Publicado em : jornal Correio da Manhã 31/01/23