O comportamento do ex-presidente americano Donald Trump virou exemplo para os partidários do ainda presidente Bolsonaro e com certa cumplicidade dele. Manifestações, agora com agressividade, continuam e prometem perturbar a posse. Mas servem apenas para limitar a liderança do presidente ao seu grupo mais próximo, sem nenhuma expressão na sociedade. Os membros do governo mostram certo constrangimento com o que se passa. Vai surgir uma oposição no campo da direita à medida que o governo Lula venha, eventualmente, a ir para a esquerda e, assim, afete a economia e a qualidade de vida da população. A desvantagem de Lula é que, apesar de negar, pega um país arrumado e que conseguiu sair da pandemia com crescimento e baixa inflação. Os números não mentem.
Variedades
· O Banco Central no Brasil é independente. Uma das conquistas do atual governo. Semana passada não mexeu na taxa de juros, que está alta (13,75), e advertiu que pode aumentar, caso a nova política econômica gere despesas e mais inflação.
· O gasto extra obtido pelo governo Lula, aprovado no Congresso, equivale ao valor do Banco Santander, que é o terceiro privado do Brasil.
· O Judiciário faz uma intervenção surpreendente por semana. Agora foi questionar a compra de blindados militares, decisão do Poder Executivo. A Suprema Corte resolveu multar 177 caminhões que participaram de um ato político. A competência seria das polícias estaduais.
· A agricultura continua a crescer. A safra de grãos 22/23 está estimada em 310 milhões de toneladas. Soja, com 150, e milho, com 118, liderando.
· A empresa de saneamento do Rio Grande do Sul, a Corsan, foi colocada para privatização por um mil milhões de euros equivalentes.
· A Família Imperial do Brasil vai se reunir no Natal no Sítio Santa Maria, em Vassouras, hoje sob a gestão de D. Alberto. Os Príncipes de Ligne, da Bélgica, presentes. Ela nascida Orleans e Bragança.
· A ponte aérea Rio-São Paulo, com mais de 40 voos diários em cada sentido, cobra tarifas abusivas, segundo os consumidores. O trecho de ida e volta, que custava em média 300 euros, está por quase mil. As empresas de autocarros fazem a festa.Curioso é que uma passagem ida e volta a Europa está no mesmo preço da Rio São Paulo.
· Inaugurado próximo ao Rio um “Parque dos Dinossauros” com réplicas gigantes em número de 40. O grupo empreendedor é o mesmo que controla o Oceanário, o Pão de Açúcar e o Corcovado. Além da maior roda-gigante da cidade.
· O Rio promete o melhor réveillon de todos os tempos. Além do espetáculo de fogos em Copacabana, também haverá atrações de fogos e muita música em dez outros pontos da cidade. Copacabana deve receber até dois milhões de pessoas. A comunidade portuguesa deve ficar na festa do Hotel Pestana, em plena Praia de Copacabana.
· Já na Bahia, em Salvador, serão cem atrações em mais de um dia. E com a hotelaria portuguesa presente na Praia do Forte – Tivoli – e no Pestana de Salvador.
Publicado em: Semanario Sol Portugal 17/12/22