Nesta semana foi lançado, no Rio, História da Autoestima Nacional, mais um livro de nosso companheiro aqui no Diário de Petrópolis, Gastão Reis. Trata-se de, um apanhado de ensaios e artigos da melhor qualidade sobre os valores de nossa formação cristã e democrática.
Gastão Reis é economista de formação, mas o seu patriotismo, culto aos grandes de nossa história e a vida neste ambiente imperial de Petrópolis o fizeram escritor, ensaísta e referência da causa monárquica.
A editora Resistência Cultural, do jovem intelectual, idealista e monárquico José Lorêdo Filho, publica o livro, assim como outras obras de referência na defesa dos valores da nacionalidade.
Cabe destacar que a Cidade Imperial tem também a tradição de inspirar moradores, fixos ou não habituais, à atividade literária de qualidade. No passado, tiveram casa de veraneio personalidades como Vianna Moog, Pedro Calmon, Claudio de Sousa, Afonso Arinos Sobrinho, Álvaro Americano, Candido Mendes e Carlos Lacerda, entre outros.
Hoje, além de nosso Gastão Reis, o Diário de Petrópolis abriga o ilustre petropolitano José Luiz Alquéres, que, de figura maior viva do setor elétrico brasileiro, tornou-se editor e autor de qualidade. O ambiente amigável, a leitura, a meditação e a criação formam o patrimônio invisível, mas presente de nossa querida cidade.
Até na representação política a cidade sempre teve, entre os seus mais votados, notáveis como o professor Carlos Werneck, o grande orador e pensador Raimundo Padilha e Oswaldo Cruz, que poucos lembram ter sido prefeito de Petrópolis. E, hoje, está entre os federais bem votados na cidade o educador Julio Lopes, considerado dos melhores parlamentares das últimas legislaturas.
Este patrimônio tem de ser preservado e lembrado. É uma responsabilidade que o poder municipal precisa considerar, ao defender o centro histórico, ao não se omitir na favelização, na deformação de imóveis de época.
É uma honra ser um veterano aqui neste espaço democrático de José Carneiro Dias, preservado pelo seu filho Paulo Antônio, e seus companheiros de personalidade como Gastão Reis e Jose Luiz Alquéres.
Publicado em : Diário de Petropolis 28/08/22