A Cidade Imperial consolida a posição de município com a mais original decoração de Natal do estado e das mais relevantes do país. É um ponto a consolidar a temporada de final de ano, como de plena ocupação na hotelaria e de movimento no comércio local. Uma iniciativa de bom retorno a ser preservada e divulgada sempre que possível. Algo de atração de pessoas deve ser feito para o inverno, com o mês de agosto, que o frio combina com gastronomia, mas também para atrair programas de música, no Quitandinha, no Marambaia, para piano, por exemplo, e o Parque de Itaipava, para um evento de bandas militares, de forte apelo popular. Muito importante que a atual gestão permaneça.
Enquanto as opções de geração de bons empregos e investimentos não são colocadas em execução, é mesmo o turismo gastronômico, cultural e climático que temos de manter para garantir a circulação da riqueza e o emprego no município. O trato da CPTrans na fiscalização deve ser mais educativo do que punitivo, para assegurar o ambiente de cidade hospitaleira e não hostil ao visitante, seja ele eventual ou habitual. O setor tem bons quadros para tal A Guarda Municipal está bem treinada e os guardas atenciosos, como o que esteve esta semana em frente ao Grande Hotel.
Os políticos ligados ao município, coordenados pela Prefeitura, poderia insistir na combinação com as empresas de ônibus para obter do setor concessões de linhas, a fim de se criar horários para Copacabana e oferta de ônibus, pela manhã e à tarde, nos dois sentidos para Itaipava.
A crise é grande, a cidade tem a boa vontade do governador, não pode negligenciar em manter sua economia ativa e seu trabalhador ocupado.
DESCULPAS – aproveito para pedir desculpas aos leitores e a própria Prefeitura pela opinião aqui defendida, domingo passado, em relação ao controle do estacionamento do Horto Mercado José Carneiro Dias nos finais de semana. Fui informado pelos comerciantes que a medida foi de comum acordo e que, assim, fica garantida a segurança e afastados os pedintes, que estavam crescendo e gerando constrangimentos para os usuários do mercado. Uma visão mais pragmática, que não foi observada na nossa avaliação. Aliás, os funcionários que ali estão alocados são eficientes e gentis.
Diário de Petrópolis 12-12-21